Vila Nova de Santo André

Compare Listings

Crédito Habitação Jovem – como funciona?

Crédito Habitação Jovem – como funciona?

Chegou a altura da primeira casa? Sabia que existem alguns bancos com opções de crédito habitação para jovens?

O Crédito Habitação Jovem oferece condições especiais para pessoas entre os 18 e os 35 anos que tenham intenção de comprar casa para habitação própria permanente.

Algumas dessas condições especiais passam por uma bonificação do spread, por uma TAEG (Taxa Anual Efetiva Global) mais baixa e por comissões mais reduzidas.

Para isso, como em qualquer outro pedido de financiamento, existem alguns requisitos a cumprir.

REQUISITOS

ENTRADA

Como acontece normalmente, quanto maior for a entrada inicial, maior a probabilidade de conseguir aprovação do crédito habitação. O valor da entrada deve ser de, pelo menos, 10% do valor de compra da casa. No entanto, se for superior, tem mais vantagens, uma vez que terá de pedir um montante menor, o que reduz o prazo ou o valor da prestação.

TAXA DE ESFORÇO

A taxa de esforço é o indicador utilizado pelos bancos para avaliar a capacidade financeira do requerente com base nos seus rendimentos e no peso dos créditos. Ter uma baixa taxa de esforço é meio caminho andado para conseguir a aprovação do crédito habitação jovem (idealmente, não superior a 35%).

SITUAÇÃO PROFISSIONAL

O início da vida profissional é normalmente associado a uma maior instabilidade e a rendimentos mais baixos. Dessa forma, se conseguir comprovar que tem rendimentos regulares e não muito baixos e um bom vínculo laboral, as suas probabilidades aumentam.

FIADOR

Normalmente, a hipoteca do imóvel a ser comprado é a garantia mais comum para os bancos. No entanto, em alguns casos, principalmente se tiver menos de 25 anos, uma taxa de esforço alta ou rendimentos baixos, o banco pode pedir que tenha um fiador (para se responsabilizar pela dívida caso deixe de ter possibilidades de pagar).

HISTÓRICO

O banco analisa o seu histórico, para garantir que sempre cumpriu as suas obrigações (de cartão de crédito, crédito automóvel, etc.). Por isso, se tiver alguma dívida ou incumprimento, regularize a situação o mais rápido possível e seja transparente.

APOIO ESPECIALIZADO

Não deve avançar para um pedido de financiamento logo no primeiro banco onde vai, sem analisar que outras soluções existem no mercado. Por isso, deve solicitar apoio especializado a intermediários de crédito. O nosso serviço de aconselhamento e de pesquisa de soluções é totalmente gratuito. No final, poupa tempo e dinheiro!

Contacte-nos!

Notícias Relacionadas

Já foram reestruturados mais de 30 000 créditos habitação

Com a contínua subida das taxas Euribor, as prestações do crédito habitação têm continuado a...

Continuar a Ler

Comissões bancárias – o que vai mudar?

Por iniciativa do Parlamento, várias comissões bancárias vão deixar de existir ou, pelo menos,...

Continuar a Ler

Está a ponderar entregar a casa ao banco? Não se precipite!

Recentemente, foi noticiado que cada vez mais pessoas estão a entregar a casa ao banco, devido à...

Continuar a Ler

Join The Discussion