Vila Nova de Santo André

Compare Listings

Euribor – O que sabe sobre a taxa de referência para o crédito à habitação?

Euribor – O que sabe sobre a taxa de referência para o crédito à habitação?

➡ Euribor a 12 meses atinge os 2,854%.

➡ Euribor a 6 meses sobe para os 2,360%.

➡ Euribor a 3 meses atinge os 1,898%.

Após 6 anos em terreno negativo (2015/2021), a Euribor, taxa de referência para o crédito à habitação, subiu repentina e acentuadamente nos últimos meses e não sinais de abrandamento.

A subida da Euribor começou logo nos primeiros meses de 2022, acentuou-se com a subida das taxas de juro diretoras pelo Banco Central Europeu, já se reflete no custo da prestação da casa, e, por consequência, na diferença entre os gastos e os rendimentos mensais, pois esta é uma das despesas com maior impacto no orçamento.

Perante esta realidade, é importante saber mais sobre a Euribor para evitar males maiores, como a entrada em incumprimento, certo?

  • A Euribor é a taxa de referência mais utilizada em contratos de crédito, sendo que surgiu em 1999, quando foi adotada a moeda única (€), para “harmonizar as taxas de juro interbancárias na zona euro”.
  • Traduz a taxa de juro do crédito interbancário (empréstimos que os bancos da zona euro praticam entre si).
  • O valor é apurado com base na média dos juros contratados entre os bancos, arredondado a três décimas, excluindo 15% das taxas mais elevadas e 15% das mais baixas.
  • O valor da Euribor é fixado pela Federação Europeia de Bancos, mas é influenciado pela política financeira adotada pelo Banco Central Europeu (BCE), visto que os bancos da zona euro se financiam junto desta instituição. Quando o BCE opta por aplicar medidas restritivas para controlar a inflação, como fez recentemente, as taxas de juro sobem, por exemplo.
  • Existe uma relação estreita entre as oscilações da Euribor, o cenário macroeconómico e a política financeira do
  • Os prazos da Euribor indicam quando é revisto e atualizado o custo mensal do crédito. O valor é calculado com base na média aritmética simples do mês anterior. Os prazos mais comuns são 3, 6 e 12 meses.
  • As oscilações da Euribor têm impacto direto nos contratos de crédito habitação indexados à taxa variável, visto que esta é composta pela Euribor (componente variável) e pelo spread (margem de lucro do banco). O custo da prestação sobe e desce ao ritmo da Euribor.
  • A subida da Euribor afeta não só os atuais contratos, indexados à taxa variável, como as condições dos novos contratos.

Para encontrar uma solução de crédito habitação com condições adequadas à sua disponibilidade financeira, caso já tenha contrato ou pretenda pedir um empréstimo para comprar casa, contacte-nos!

Notícias Relacionadas

Quer renegociar o seu Crédito Habitação? Peça apoio especializado!

Como já partilhámos consigo, em 2022 o Governou aprovou várias medidas para ajudar a diminuir o...

Continuar a Ler

Crédito Habitação – 8 procedimentos para fazer face à subida da mensalidade

O Banco Central Europeu (BCE) subiu novamente as taxas de juro diretoras, em 50 pontos base, e...

Continuar a Ler

Crédito Habitação – Já vigoram as novas regras relativas à renegociação e amortização

Como já é sabido, para minimizar o impacto do aumento do custo de vida e da subida da Euribor no...

Continuar a Ler

Join The Discussion