Renegociação de créditos habitação duplica

Com a subida das taxas Euribor, as prestações do crédito habitação começaram a aumentar à medida que os contratos com taxa variável eram revistos.
Por essa razão, cada vez mais pessoas começaram a renegociar os seus créditos, para reduzir prestações ou alargar prazos.
De acordo com dados do Banco de Portugal, em setembro de 2022, as renegociações representavam 10% das novas operações de crédito para habitação própria e permanente, o que aumentou para 22% em dezembro. Se compararmos com o mês de dezembro de 2021, as renegociações representavam apenas 6% das novas operações de crédito.
Estes números dizem respeito apenas a situações não resultantes de incumprimentos.
Além disso, também o número de amortizações antecipadas (parciais e totais) tem vindo a aumentar desde o último trimestre de 2022.
É importante recordar que, em novembro, para minimizar o impacto do aumento do custo de vida e da subida da Euribor no orçamento familiar, o executivo adotou medidas extraordinárias de renegociação e amortização do crédito habitação. Ainda assim, mesmo antes da entrada em vigor destas medidas, o número de titulares de crédito a procurar soluções mais vantajosas e a avançar para a renegociação dos seus contratos já tinha subido.
Nós temos contribuído para estes números, ao ajudar os nossos clientes a encontrar soluções que lhes permitam poupar.
E você? Já renegociou o seu?
Sabia que a equipa da DS VILA NOVA DE SANTO ANDRÉ analisa o seu caso e apresenta-lhe soluções de diversos bancos gratuitamente? Além disso, apoia em todo o processo de transferência, renegociação ou amortização do seu crédito.
Não adie mais a sua poupança, peça apoio especializado!
Join The Discussion